sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

A História de Jó



Existe uma história bíblica muito antiga de um homem chamado Jó, essa história pode ser interpretada de várias formas, mas em todas as formas nos ensina muitas lições importantes para nossas vidas. 


    Jó era um homem bom, integro e reto, que se desviava do mal. Era também um homem muito rico, tinha terra, plantações, animais, servos, e tinha uma casa cheia de filhos. Jó se importava muito com a santificação de seus filhos, levantava de madrugada e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles, pois dizia: ''Talvez tenham pecado os meus filhos e blasfemado contra Deus em seu coração.'' Jó1:5

   Em um dia quando seus filhos vieram se apresentar perante a Deus venho também satanás de rodear a terra, e nesse momento Deus enfatiza a vida de Jó dizendo:  '' Tens observado o meu servo Jó? Porque não há ninguém na terra semelhante a ele, homem integro e reto, temente a mim e que se desvia do mal.'' Jó 1:8
satanás com toda a sua ousadia, propôs um desafio a Deus, de lhe tirar todos os Bens e ver se assim Jó não blasfemaria contra Deus e se desviaria de seus caminhos. Deus com sabedoria disse a satanás que todos os bens poderia lhe tirar, mas contra ele não estendesse a mão. Eis que nesse ponto tudo lhe foi tirado
e houve também um grande vento e caiu sobre a sua casa e todos seus filhos morreram.


  Podemos refletir diante dessa parte, que pessoas boas estão expostas a sofrimentos, aqueles que servem a Deus são provados constantemente com o objetivo de se manter firme a sua fé. O inimigo usa de momentos de sofrimentos para tentar nos derrubar, ele fica torcendo para que tropecemos, para duvidarmos dos planos de Deus e nos afastar de Cristo.


 O que fez Jó diante disso? '' Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou a Deus, e disse: Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei, o Senhor o deu e o Senhor o tornou, bendito sejo o nome do Senhor.'' Jó1:20-21


  Quantas vezes em nossas vidas passamos por pequenas dificuldades comparados com as de Jó e murmuramos, questionamos os planos de Deus? a Bíblia é clara em tudo dai graças a Deus, ele sabe de todas as coisas, tudo acontece conforme a sua vontade. Devemos apenas esperar, confiar e descansar em Deus, sempre bendizendo o seu Santo Nome.


  Se não bastasse perder todos os seus bens e seus filhos, Satanás não estava satisfeito com a provação de Jó, voltou a desafiar Deus: '' Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida, estende porém, a mão e toca-lhe nos ossos e na carne e verás se não blasfema contra ti na tua face. Disse o senhor a satanás: Eis que ele está em seu poder, mas poupa-lhe a vida.'' Jó 2:5-6


   E então Jó foi ferido com grandes tumores malignos, feridas grandes desde a planta do pé até o alto da cabeça, que coçavam, ardiam tanto ao ponto de Jó pegar um caco de vidro para raspar-se.
Foi então que satanás usou da boca de sua mulher para falar contra Jó: '' Ainda conservas tua integridade por passar por tudo isso? Amaldiçoa a esse Deus e morre.''  Mas jó lhe respondeu: '' Fala como qualquer doida, temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? em tudo isso não pecou Jó com os seu lábios.'' Jó 2:9-10


   Devemos tomar muito cuidado muitas vezes o inimigo usa os lábios de pessoas próximas para nos desanimar, fazer com que nos tornemos fracos ou nos desviar do caminho. Não é culpa do ser vivo que está falando, seu familiar, amigo.. Mas sim de uma batalha espiritual contra o bem e o mal. Devemos estar atentos e repreender pelo nome de Jesus, qualquer palavra que não seja vinda de Deus. 


   Alguns amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, e foram ao seu encontro consolá-lo. Ofereceram explicações baseadas nas opiniões deles e não na verdade que vem de Deus. Uns diziam que ele tinha feito algo muito mal e era o preço que merecia pagar. O resultado não foi consolo e ajuda,onde Deus não tinha falado eles ousaram a falar. Assim também acontece conosco, quando alguém sofre de algum problema de saúde as pessoas tendem a falar sobre alguém que teve a mesma  doença e sofreu muito e acabou falecendo. Será que essas palavras ajudam? Quando não souber o que falar, melhor que não fale. Melhor é procurar consolo na palavra de Deus e na boca de pessoas que a conhecem e que vivem segundo a vontade de Deus.


  Quando sofremos, queremos explicações, o porquê disto estar acontecendo, e porque conosco? assim também aconteceu com Jó:  '' Por que em vez do meu pão me vêm gemidos, e os meus lamentos se derramam como água?'' Jó 3:24


   Deus não responde a todas as nossas perguntas, no livro de Jó se lemos do inicio ao fim, não encontraremos uma resposta concreta de Deus para a pergunta do sofredor. Durante boa parte da história Deus deixou Jó e seus amigos avaliar, examinar, expor a situação, debater. e somente depois disso, no capitulo 38, Deus falou do meio de um redemoinho, e quando Deus falou ele fez muitas perguntas para Jó   '' Quem é esse que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois os lombos como homem, pois eu te perguntarei  e tu ensinarás. Onde estava tu quando eu lançava fundamentos a terra? Dize-me, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medias da terra se é que sabes? ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre o que estão fundadas as suas bases ou quem lhes assentou a pedra angular? Por ventura te foram reveladas as portas da morte ou viste essas portas da região tenebrosa? Tens ideia nítida das larguras da terra? Dize-me se sabes. Onde está o caminho para onde se difunde a luz e se espalha o vento oriental sobre a terra? Acaso a chuva tem pai? ou quem gera as gotas de orvalho? De que ventre procede o gelo? E quem dá a luz a geada do céu? Ou poderás tu atar as cadeias do sete-estrelo ou soltar os laços do Órion? Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra? Podes levantar a tua voz até às nuvens, para que a abundância das águas te cubra? Quem pode numerar com sabedoria as nuvens? Acaso quem usa de censuras contenderá com o todo-poderoso? Quem assim argui a Deus que responda.'' Jó 38:versículos aleatórios.


   Agora reflitam, Você seria capaz de responder á essas perguntas? 
    Deus afirma nesses versículos que o homem como mera criatura, não é capaz de entender muitas coisas de Deus e não é digno de questionar a sabedoria divina. 
  Devemos parar com nossas perguntas e ''Porquês''e apenas confiar em Deus.


   Jó entendeu a correção de Deus e respondeu humildemente: '' Sou indigno, que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca. Uma vez falei e não replicarei, aliás duas vezes, mas não prosseguirei.'' Jó 40:3-5


  Jó se arrependeu e pediu desculpas a Deus, por ter duvidado da justiça e da bondado do criador.
'' Na verdade falei do que não entendia, coisas maravilhosas demais pra mim, coisas que eu não conhecia...Por isso agora me abomino e me arrependo no pó e na cinza.'' Jó 42:3b,6


   Depois do sofrimento venho as bençãos de Senhor para Jó, mudou a sua sorte e lhe deu tudo em dobro do que possuía no inicio. Teve outros filhos e filhas, viveu longos anos farto de dias. Vemos na história de Jó que seu sofrimento foi intenso, Mas não durou para sempre. A mesma coisa acontece conosco, passamos dias difíceis, mas as tempestades passam, Deus nunca nos abandona. Basta confiarmos nele no seu poder, na sua misericórdia, e em sua bondade. E nunca murmuramos ou duvidarmos dos planos dele para nossas vidas. As vezes as provações vem como disciplinas de Deus, provações.. Mas sempre são oportunidades para crescer e adorarmos ainda mais a Deus. 

   Vale lembrar que a promessa de Deus é fiel e clara, nele temos a posse da vida eterna.Qualquer sofrimento se torna pequeno quando colocamos no contexto da eternidade que temos para viver com Cristo Jesus.




2 comentários:

  1. Que lindo mana, bom ver que Deus enche teu coração de alegria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maninha, Sim ele faz transbordar meu coração de alegrias!

      Excluir